Visite Cutias
Criação
Elevado à categoria de município com a denominação de Cutias do Araguari, pela Lei Estadual n.º 6, de 01 de maio 1992. Atualmente, conta com uma população de 4.461 habitantes (IBGE, censo 2022).
O município possui uma floresta vasta, com madeira de lei, destacando as espécies de maçaranduba, andiroba e pracuubeira. Há uma variedade de animais silvestres, como a paca, capivara, o tatu e a cutia, resultando
em uma das faunas mais ricas do Amapá.
Localização
Seus limites são Tartarugalzinho e Amapá ao norte; Macapá a sudeste; e Ferreira Gomes a oeste.
Economia
O município possui o 13º PIB do estado, com R$ 94,6 milhões de reais, sendo que 64,6% advêm da administração pública; 24,4% da agropecuária; 9% do setor terciário (comércio e serviços); e 2,1% da indústria.
O município possui um estoque de 447 empregos formais. A participação do comércio, somado aos serviços de alojamento e alimentação, representa 6% de empregos formais.
A sua economia destaca-se no setor primário com a agricultura e a pecuária. A principal atividade econômica de Cutias é a criação de rebanhos bovinos, bubalinos e suínos.
No setor agrícola, destaca-se a plantação da mandioca, cuja farinha misturada ao peixe resulta na famosa farinha de piracuí. Destacam-se ainda os plantios de milho e banana.
Turismo
O fenômeno da pororoca deu à Cutias fama internacional, pela grande procura de surfistas do mundo todo. Com o fim do fenômeno devido à atividade de criação de búfalos e implantação de hidrelétricas no rio Araguari, busca-se desenvolver o turismo de aventura na região. Tem como eventos a festa da padroeira local, Nossa Senhora Rainha da Paz; Festival do Pirarucu; Festa do Leite; e Baile Rainha das Flores.
Pesquisa
De acordo com a pesquisa de Diagnóstico do Turismo no Amapá, realizada pelo Instituto Fecomércio, o município de Cutias do Araguari levantou dados de 13 estabelecimentos de alimentação fora do lar (restaurantes, panificadoras, lanchonetes, etc.); 2 meios de hospedagem (hotéis e pousadas); e foram catalogados 4 atrativos turísticos (públicos e privados).