Image Carousel

Visite Macapá

Criação

A capital do estado do Amapá, Macapá, foi fundada como vila em 4 de fevereiro de 1758 e como cidade em 6 de setembro de 1856 quando fazia parte da Província do Grão-Pará. A cidade abriga a maior parte da população do estado, com 442.993 habitantes (IBGE, censo 2022).

Localização

Macapá fica localizada na região sudeste do estado estendendo-se da margem esquerda do rio Amazonas (entre os rios Pedreira, Matapi e litoral atlântico) até a nascente do rio Maruanum. Ela é a única capital brasileira cortada pela Linha imaginária do Equador, que divide o planeta em dois hemisférios (norte e sul), e a única banhada pelo Rio Amazonas. A capital faz limite com os municípios de Santana, Itaubal, Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias e Amapá.

Economia

Macapá concentra 64,37% do PIB do estado, com um valor corrente de R$ 12,9 bilhões de reais, sendo que 48% advêm do setor terciário (comércio e serviços); 42,2% da administração pública; 9,1% da indústria; e 0,6% da agropecuária.

A maior parcela do PIB de Macapá corresponde ao setor terciário, que agrega tanto a administração pública quanto as atividades de comércio, turismo e serviços de um modo geral. O comércio de Macapá é impulsionado pela Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMs) e pela Zona Franca Verde. O município possui um estoque de 114.673 empregos formais.

Turismo

O turismo em Macapá concentra os principais monumentos históricos do estado, como o monumento Marco Zero do Equador, onde ocorre a observação do fenômeno do Equinócio, que marca a mudança de estações; a Fortaleza de São José de Macapá, construída em 1782 para proteger a cidade de invasões; o Mercado Central Municipal, inaugurado em 1953, onde ocorrem vendas, serviços e eventos culturais; a orla da cidade onde estão o Píer do Santa Inês, quiosques e restaurantes; e a vila do Curiaú, que conta a história de remanescentes quilombolas.

Nos balneários, os atrativos são a gastronomia, com destaque para pratos como camarão e peixes, preparados de diversas maneiras. Outro ponto forte na capital é o Marabaixo, uma manifestação cultural símbolo de resistência das comunidades afro-amapaenses.

Pesquisa

De acordo com a pesquisa de Diagnóstico do Turismo no Amapá, realizada pelo Instituto Fecomércio,o município de Macapá levantou dados de 769 estabelecimentos de alimentação fora do lar (restaurantes, panificadoras, lanchonetes, etc.); 40 meios de hospedagem (hotéis e pousadas); e foram catalogados 52 atrativos turísticos (públicos e privados).

Atrativos Turísticos