Visite Mazagão
Criação
Mazagão teve origem em 23 de janeiro de 1770, com a fundação da Vila de Mazagão Velho, uma comunidade criada com intuito de abrigar famílias vindas da Mazagão Africana, uma colônia portuguesa no Marrocos que foi desativada para ser transferida para o Brasil. No entanto, o município só foi oficialmente implantado em 15 de novembro de 1915 e hoje conta com uma população de 21.924 habitantes (IBGE, censo 2022).
Localização
A cidade fica localizada na região sul do Amapá onde faz limites com os municípios de Santana, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Laranjal e Vitória do Jari.
Economia
O município ocupa o 7º lugar no PIB do estado, correspondendo a R$ 377,7 milhões de reais, sendo que 66,1% advêm da administração pública; 16,3% do setor terciário (comércio e serviços); 9,9% da indústria; e 7,8% da agropecuária. O município possui um estoque de 817 empregos formais.
O setor primário está representado pela criação de gado bovino, bubalino, suíno, caprino e equino, avicultura e pesca. Há também a cultura de castanha-do-Brasil, a extração da madeira para fabricação do carvão, móveis e extração do látex da seringueira, comercialização para fora do estado.
Quanto ao setor secundário, a extração e fabricação de palmitos de açaí, algumas serrarias e as fábricas de tijolos também ainda resistem.
A participação do comércio, somado aos serviços de alojamento e alimentação, representa 17% do total de trabalhadores e está concentrada no comércio atacadista de mercadorias em geral e nos supermercados e lojas de variedades.
Turismo
Mazagão tem destaque nas manifestações religiosas e culturais. A mais conhecida, a Festa de São Tiago, acontece em julho no distrito de Mazagão Velho e mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto, interpretando a guerra entre mouros e cristãos. Mazagão Velho também concentra um extenso calendário de festas religiosas, tradicionais e culturais.
O município de Mazagão possui diversas cachoeiras e belas paisagens naturais. Destaque para a cachoeira do rio Maracá e para a paisagem bucólica do Lago do Ajuruxi.
Pesquisa
De acordo com a pesquisa de Diagnóstico do Turismo no Amapá, realizada pelo Instituto Fecomércio, o município de Mazagão levantou dados de 34 estabelecimentos de alimentação fora do lar (restaurantes, panificadoras, lanchonetes, etc.); 6 meios de hospedagem (hotéis e pousadas); e foram catalogados 14 atrativos turísticos (públicos e privados).