Fecomércio Amapá

A Fecomércio Amapá foi criada em 14 de fevereiro de 1991, através da união de sete sindicatos patronais, com o objetivo de defender e promover os interesses dos associados e empresários locais, no entanto, a partir de 1999 outros sindicatos passaram a compor a base da federação, chegando hoje ao número de 12 sindicatos filiados, consagrando-se com a legítima representante do setor terciário no estado.

No ano de 2010, a instituição inaugurou sua matriz, centro de Macapá e, nos anos seguintes, criou o Instituto Fecomércio com a missão de acompanhar os indicadores econômicos, produzir e disseminar informações para aperfeiçoar e contribuir com o desenvolvimento do comércio amapaense.

Em 2021, a Federação inaugurou uma nova sede para integrar as suas próprias ações, garantir acesso da população a serviços públicos e dar mais autossustentabilidade para a entidade. Com isso, prédio da antiga matriz passou a ser o espaço de acomodação e atuação dos sindicatos patronais.

A Fecomércio Amapá compõe o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac e Instituto Fecomércio, sendo a entidade que lidera e organiza as demais casas do sistema nas suas atuações há mais de 30 anos no estado em ações que promovem o bem-estar social, cultural e educacional por meio da qualificação profissional aos comerciantes, comerciários e a sociedade amapaense.Atualmente, a Federação vive e celebra as suas conquistas promovendo cada vez mais os segmentos do comércio, bens, serviços e turismo no Estado do Amapá.

CETUR Amapá

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/AP) é um órgão integrante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio/AP), alinhado com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), criado com o objetivo debater assuntos pertinentes ao turismo no âmbito estadual, propondo soluções para atuação política e estratégica da Federação em prol do desenvolvimento do setor no Amapá.

Os representantes que integram o Cetur/AP tomaram posse no dia 19 de maio de 2023, tendo Ladislao Pedroso Monte como Presidente do Conselho, Josiane Márcia de Oliveira Coutinho como Coordenadora e Naraci de Souza Costa como Vice-coordenadora.

Para as vagas de membros efetivos do órgão, ocupam as cadeiras um representante titular e outro suplente de cada entidade integrante do trade turístico ou que trabalha o setor no estado. Já para as vagas de membros consultivos, fazem parte um representante de órgãos do setor público e privado que atuam diretamente com o desenvolvimento do turismo no Amapá.

Membros Efetivos:

● Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado do Amapá (ABAV)
● Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amapá (ABIH)
● Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL)
● Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR)
● Associação das Empresas com Atividades Econômicas Relacionadas a Eventos Sociais e Prestadores de Serviços em Evento no Amapá (AEPSE)
● Associação de Artesãos do Estado do Amapá (AART)
● Associação de Guarda-Parques do Estado do Amapá (AGPA)
● Associação de Velejadores do Amapá (AVAP)
● Associação de Surf e Stand Up Paddle do Estado do Amapá (ASSUP);Observatório do Turismo do Amapá (OBTUR)
● Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Amapá (SINGTUR)
● Serviço Social do Comércio (SESC/AP)
● Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/AP)
● Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Amapá (SINDETUR)
● Sindicato de Hospedagem, Alimentação e Entretenimento do Amapá (SHAEA)
● Sindicato das Empresas com atividades econômicas relacionadas a eventos sociais, corporativos, institucionais, culturais, esportivos, religiosos, educativos, turísticos e técnico-científicos de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado do Amapá (SINDEVENTOS)

Membros Consultivos:

● Instituto Municipal de Turismo (MACAPATUR)
● Fundação de Cultura do Município de Macapá (FUMCULT)
● Secretaria de Estado da Cultura (SECULT)Secretaria de Estado do Turismo (SETUR)
● Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (SECRICOMEX)
● Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)

Pesquisa do Turismo

Em 2023, a Fecomércio e o Cetur Amapá, por meio do Instituto Fecomércio e com apoio do Sesc, Senac e Sebrae, realizaram uma pesquisa que levantou um diagnóstico acerca dos meios de hospedagem, atrativos e alimentação fora do lar no segmento turístico nos 16 municípios do Estado do Amapá.

A pesquisa foi aplicada de maneira presencial e com o uso de tablets que possibilitaram a coleta em tempo real, através de programa (software) desenvolvido por amapaenses especificamente para essa iniciativa. Essa estratégia fez com que todo esse processo não utilizasse papel, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para o meio ambiente. E para compor esse levantamento, um grupo de fotógrafos também percorreu todos os municípios do estado para registrar os pontos turísticos fortalecendo as informações obtidas com essa pesquisa.

Realização

FecomercioCetur

Parceiros

SescSebrae

Apoio

AbavAbhAbraselShaeaSindeturAbbturSingturAepseAartapAgpaSindeventosAvapSecretaria de TurismoMacapaturSecretaria CulturafuncultSecretaria Relacoes Internacionais