Fecomércio Amapá
A Fecomércio Amapá foi criada em 14 de fevereiro de 1991, através da união de sete sindicatos patronais, com o objetivo de defender e promover os interesses dos associados e empresários locais, no entanto, a partir de 1999 outros sindicatos passaram a compor a base da federação, chegando hoje ao número de 12 sindicatos filiados, consagrando-se com a legítima representante do setor terciário no estado.
No ano de 2010, a instituição inaugurou sua matriz, centro de Macapá e, nos anos seguintes, criou o Instituto Fecomércio com a missão de acompanhar os indicadores econômicos, produzir e disseminar informações para aperfeiçoar e contribuir com o desenvolvimento do comércio amapaense.
Em 2021, a Federação inaugurou uma nova sede para integrar as suas próprias ações, garantir acesso da população a serviços públicos e dar mais autossustentabilidade para a entidade. Com isso, prédio da antiga matriz passou a ser o espaço de acomodação e atuação dos sindicatos patronais.
A Fecomércio Amapá compõe o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac e Instituto Fecomércio, sendo a entidade que lidera e organiza as demais casas do sistema nas suas atuações há mais de 30 anos no estado em ações que promovem o bem-estar social, cultural e educacional por meio da qualificação profissional aos comerciantes, comerciários e a sociedade amapaense.Atualmente, a Federação vive e celebra as suas conquistas promovendo cada vez mais os segmentos do comércio, bens, serviços e turismo no Estado do Amapá.
CETUR Amapá
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/AP) é um órgão integrante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio/AP), alinhado com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), criado com o objetivo debater assuntos pertinentes ao turismo no âmbito estadual, propondo soluções para atuação política e estratégica da Federação em prol do desenvolvimento do setor no Amapá.
Os representantes que integram o Cetur/AP tomaram posse no dia 19 de maio de 2023, tendo Ladislao Pedroso Monte como Presidente do Conselho, Josiane Márcia de Oliveira Coutinho como Coordenadora e Naraci de Souza Costa como Vice-coordenadora.
Para as vagas de membros efetivos do órgão, ocupam as cadeiras um representante titular e outro suplente de cada entidade integrante do trade turístico ou que trabalha o setor no estado. Já para as vagas de membros consultivos, fazem parte um representante de órgãos do setor público e privado que atuam diretamente com o desenvolvimento do turismo no Amapá.
Membros Efetivos:
● Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado do Amapá (ABAV)
● Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amapá (ABIH)
● Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL)
● Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR)
● Associação das Empresas com Atividades Econômicas Relacionadas a Eventos Sociais e Prestadores de Serviços em Evento no Amapá (AEPSE)
● Associação de Artesãos do Estado do Amapá (AART)
● Associação de Guarda-Parques do Estado do Amapá (AGPA)
● Associação de Velejadores do Amapá (AVAP)
● Associação de Surf e Stand Up Paddle do Estado do Amapá (ASSUP);Observatório do Turismo do Amapá (OBTUR)
● Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Amapá (SINGTUR)
● Serviço Social do Comércio (SESC/AP)
● Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/AP)
● Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Amapá (SINDETUR)
● Sindicato de Hospedagem, Alimentação e Entretenimento do Amapá (SHAEA)
● Sindicato das Empresas com atividades econômicas relacionadas a eventos sociais, corporativos, institucionais, culturais, esportivos, religiosos, educativos, turísticos e técnico-científicos de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado do Amapá (SINDEVENTOS)
Membros Consultivos:
● Instituto Municipal de Turismo (MACAPATUR)
● Fundação de Cultura do Município de Macapá (FUMCULT)
● Secretaria de Estado da Cultura (SECULT)Secretaria de Estado do Turismo (SETUR)
● Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (SECRICOMEX)
● Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
Pesquisa do Turismo
Em 2023, a Fecomércio e o Cetur Amapá, por meio do Instituto Fecomércio e com apoio do Sesc, Senac e Sebrae, realizaram uma pesquisa que levantou um diagnóstico acerca dos meios de hospedagem, atrativos e alimentação fora do lar no segmento turístico nos 16 municípios do Estado do Amapá.
A pesquisa foi aplicada de maneira presencial e com o uso de tablets que possibilitaram a coleta em tempo real, através de programa (software) desenvolvido por amapaenses especificamente para essa iniciativa. Essa estratégia fez com que todo esse processo não utilizasse papel, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para o meio ambiente. E para compor esse levantamento, um grupo de fotógrafos também percorreu todos os municípios do estado para registrar os pontos turísticos fortalecendo as informações obtidas com essa pesquisa.