Image Carousel

Visite Santana

Criação

Santana é o segundo maior município do Estado e fica a 17 quilômetros da capital. O município foi criado em 17 de dezembro de 1987 e atualmente conta com uma população de 107.618 habitantes (IBGE, censo 2022).

Localização

Seus limites são Macapá, a foz do rio Amazonas, Mazagão e Porto Grande.

Economia

O município representa a 2ª economia do estado, com um PIB de R$ 2,5 bilhões de reais, sendo que 53% são provenientes da administração pública; 36,7% setor terciário (comércio e serviços); 9,4% da indústria; e 9,4% da agropecuária. O município possui um estoque de 12.445 empregos formais.

A cidade também é conhecida como porta de entrada fluvial do estado por onde recebe desde navios e barcos de pequeno e médio porte, até navios cargueiros de grande porte de bandeira internacional. Santana tem sua economia fortalecida pelo setor de Serviços com destaque para o comércio que, juntos, somam quase 90% do PIB municipal.

Turismo

Para o turismo, Santana contribui com suas belezas naturais expostas na Ilha de Santana, além de seus balneários que atraem muitos visitantes e seus restaurantes com cardápio regional variado.

Pesquisa

De acordo com a pesquisa de Diagnóstico do Turismo no Amapá, realizada pelo Instituto Fecomércio, o município de Santana levantou dados de 199 estabelecimentos de alimentação fora do lar (restaurantes, panificadoras, lanchonetes, etc.); 7 meios de hospedagem (hotéis e pousadas); e foram catalogados 16 atrativos turísticos (públicos e privados).

Atrativos Turísticos