Image Carousel

Visite Laranjal do Jari

Criação

Laranjal do Jari foi criado pela Lei Federal nº 7.639, de 17 de dezembro de 1987. É o terceiro município mais populoso do estado e atualmente conta com 35.114 habitantes (IBGE, censo 2022).

Localização

Fica localizado ao sul do estado do Amapá e seus limites são Vitória do Jari ao sul, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Mazagão a leste, Almeirim (PA) ao sul e oeste, Guiana Francesa ao norte e a noroeste possui uma fronteira com o Suriname.

Economia

O município ocupa o terceiro maior PIB do Amapá, com um valor corrente de R$ 1,1 bilhão de reais, sendo que 47,7% advêm da administração pública; 33,3% das participações da indústria; 17,8% do setor terciário (comércio e serviços); e 1,2% da agropecuária. O município possui um estoque de 2.960 empregos formais.

Extrativismo da Castanha

A castanha do Pará ou castanha-do-brasil é encontrada na região norte, especificamente na Floresta Amazônica.

O seu extrativismo ainda é a fonte de renda de milhares de pessoas que residem no norte do Brasil e dependem da retirada de itens que a imensa floresta proporciona para a subsistência.

Na região sul do estado do Amapá, que abrange os municípios de Laranjal e Vitória do Jari, castanheiros realizam, há anos, o extrativismo da noz para fins comerciais ou industriais, prática que fortalece a economia local.

O desenvolvimento da atividade extrativista de forma mais equilibrada e justa, tanto para quem produz quanto para quem compra, depende da atuação do Poder Público para organizar a atividade que gera emprego e renda para as pessoas.

Turismo

O município é bastante apreciado para o turismo de aventura, aos adeptos de trilhas, além da Cachoeira de Santo Antônio, que ainda atrai muitos visitantes na região.

Pesquisa

De acordo com a pesquisa de Diagnóstico do Turismo no Amapá, realizada pelo Instituto Fecomércio, o município de Laranjal do Jari levantou dados de 55 estabelecimentos de alimentação fora do lar (restaurantes, panificadoras, lanchonetes, etc.); 6 meios de hospedagem (hotéis e pousadas); e foram catalogados 8 atrativos turísticos (públicos e privados).

Atrativos Turísticos