Visite Serra do Navio
Criação
O município de Serra do Navio foi criado em 1º de maio de 1992. Atualmente, conta com uma população de 4.673 habitantes (IBGE, censo 2022).
A história da cidade é marcada pela implantação do grande projeto de mineração, na década de 1950, que durou quase cinco décadas, tendo seu planejamento urbano todo voltado para abrigar os funcionários da empresa, e até hoje as casas das vilas matêm a estrutura com características norte-americanas.
Localização
Fica na região noroeste do Amapá e faz limite com os municípios de Oiapoque a norte; Calçoene e Ferreira Gomes a leste; Porto Grande a sudeste; e Pedra Branca do Amapari a oeste.
Economia
O município ocupa a 14ª posição no PIB do estado, com R$ 92,2 milhões de reais, sendo que 73% correspondem à administração pública; 17,6% ao setor terciário (comércio e serviços); e 5% à agropecuária.
A economia da cidade tem destaque nas transferências federais e estaduais, com o maior peso no valor adicionado da administração pública. O município possui um estoque de 338 empregos formais.
Turismo
O clima de serra chama a atenção de turistas, despontando com roteiros de ecoturismo, promovendo o desenvolvimento do segmento no município que possui uma paisagem natural exuberante. Serra do Navio também realiza o Festival do Cupuaçu, que celebra a produção da fruta, com comercialização de polpa e derivados.
Pesquisa
De acordo com a pesquisa de Diagnóstico do Turismo no Amapá, realizada pelo Instituto Fecomércio, o município de Serra do Navio levantou dados de 8 estabelecimentos de alimentação fora do lar (restaurantes, panificadoras, lanchonetes, etc.); 4 meios de hospedagem (hotéis e pousadas); e foram catalogados 9 atrativos turísticos (públicos e privados).